domingo, 20 de março de 2011

Para localizar astros e estrelas no céu - iniciando na astronomia

Com ou sem o uso de instrumentos de ampliação da visão é sempre muito bom olhar para o céu noturno.
Para quem quer iniciar a observação astronômica algumas dicas interessantes são:

Stellarium 

Se você tem um computador uma boa pedida para ajudar na localização de planetas, estrelas e constelações é o ótimo programa (gratuito na internet)  Stellarium que pode ser baixado em português no site: http://www.stellarium.org/pt/ (roda em Windows, Mac e Linux).
"Stellarium é um planetário de código aberto para o seu computador. Ele mostra um céu realista em três dimensões igual ao que se vê a olho nu, com binóculos ou telescópio.
Ele também tem sido usado em projetores de planetários. Basta ajustar as coordenadas geográficas e começar a observar o céu!"
Astronomia no Zênite
Um outro recurso muito bom é o site Astronomia no Zênite, lá você encontrará muitas informações interessantes para dar os primeiros passos na observação astronômica: cartas do céu  que podem ser impressas e ajudam a localizar os corpos celestes, localização (latitude e longitude) de várias cidades, imagens astronomicas e textos e muito mais.



Telescópios.com
Para quem quer comprar o primeiro telescópio ou simplesmente saber mais sobre esses instrumentos a dica é ir até o site:
 http://telescopiosastronomicos.com.br/
o site"telescópios astronômicos" com mais de 10 anos de existência é repleto de conteúdos de ótima qualidade e hoje é uma das principais referencias sobre o assunto no país.Na página do "telescópios astronômicos" você também encontra vários programas de computador para astronomia, informação sobre colimação de telescópios, componentes para manutenção e montagem de telescópios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário