quinta-feira, 31 de março de 2011

Astronomia na escola: EE Escolática Antunes Salgado

São as águas de março fechando o verão...
O Verão já foi fechado e as chuvas agora parecem querer dar uma trégua, por esse motivo estamos reiniciando o  trabalho de visita as escolas da Diretoria de Ensino: Região Pindamonhangaba, continuamos com a divulgação da astronomia nas escolas por meio da observação do céu e elementos básicos da astronomia de observação -  Pontos cardeais, utilização de telescópio, como localizar no céu estrelas e constelações.
Começamos os trabalhos pela Escola Estadual Escolástica Antunes Salgado. Obrigado aos alunos, professores, equipe de coordenação e direção pelo convite e oportunidade de estarmos com vocês nesta primeira observação do céu neste ano.
O céu não ajudou muito, pois a noite estava carregada de nuvens e quase sem estrelas, mas não se preocupem voltaremos para mais observações  e com certeza pegaremos o céu limpo.

Trabalhos desenvolvidos pelos alunos da Profª. Cida Rocha, professora de ciências da 6ª série, como preparação para a observação (Sistema solar).


          
           Na noite de observação apresentamos primeiro duas ativdades da OBA (distância dos planetas em escala e Tamanho (volume) dos planetas em escala) e depois uma partimos para o reconhecimento dos elementos básicos de um telescópio Newtoniano e Refrator (uso correto das lentes oculares, como mirar para o corpo celeste que se quer observar, reconhecimento do polo sul celeste) e finalmente a observação prática.


Planetas em escala
Telescópios, tipos e como observar o céu.

Enchendo o Sol para completar a escala dos planetas

Medindo as distâncias em escala
Observação na quadra



Um comentário: