segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Começando a montagem de um telescópio refletor 180mm

Começando um novo projeto de montagem de telescópio, agora com um espelho primário de 180mm.
Montar um telescópio refletor não é algo muito complicado, mas deve-se ter uma preocupação especial com detalhes, uma vez que o material envolvido é relativamente caro e pequenos erros podem comprometer o resultado final de modo bastante grave.
Primeira dica
Antes de começar a montagem procure boas referências na Internet, leia tudo e considere qual o melhor projeto para você. Neste projeto meu foco é um telescópio de grande abertura e que ainda possa ser considerado móvel, devido as dimensões e peso.
Dicas de sites para execução do projeto:
http://navegandopelouniverso.blogspot.com/2010/08/apostila-de-como-montar-um-telescopio.html
(link com apostila para montagem de um telescópio com base dobsoniana)
http://www.turminha.com (processo de montagem de um telescópio de 180 mm, passo a passo, contém explicações detalhadas de como executar cortes no cano e construção da parte que é feita de madeira)
http://www.telescopiosastronomicos.com.br  (detalhes de construção e venda da parte óptica ( espelho primário, espelho secundários, lentes oculares e outros componentes).
Segunda dica
Telescópios são instrumentos de precisão, quanto melhores forem as medidas, menores serão os trabalhos de correção de posição de espelhos e distância focal.
Materias de boa qualidade são a melhor opção sempre, neste caso, mais vale uma boa indicação que uma pesquisa de preços (sobretudo quando falamos da parte óptica), minha sugestão nesse ponto é a compra de espelhos no site http://www.telescopiosastronomicos.com.br  do Sebastião Santiago, geralmente tem que se esperar em torno de 25 dias para a confecção do espelho, mas vale a pena.





Vejam que fiz uma compra do Kit de 180 mm com o espelho secundário (espelho menor)  já fixado na aranha - estrutura de suporte para centralizar o espelho, com isso você ganha tempo e é uma preocupação a menos na construção. 
Enquanto espera a confecção dos espelho, você pode se preocupar com as outras partes do telescópio.
O nosso telescópio será do tipo Newtoniano ( um telescópio que usa espelhos para ampliação da imagem, com abertura lateral para observação da imagem ampliada na parte superior do telescópio).

Esquema de um telescópio Newtoniano, segundo site www.telescopiosastronomicos.com.br



Por enquanto é isso. Na próxima postagem falarei um pouco sobre o corte de cano e construção da base para sustentação do telescópio ( base dobsoniana).

4 comentários:

  1. Comprei o Kit de espelhos no site http://www.telescopiosastronomicos.com.br/
    de Sebastião Samtiago, muito boa a óptica.

    ResponderExcluir
  2. Estou estudando muito para fazer meu telescópio refletor 180 mm, mas ainda não entendi que tipo de espelho foi usado no site turminha.com?!! Poderiam me ajudar?

    ResponderExcluir
  3. O tipo de espelho é um espelho parabólico (côncavo) particularmente te recomendo fazer a compra de um pronto pelo menos esse primeiro...para fazer demanda tempo e técnica.
    dê uma olhadinha no site http://www.telescopiosastronomicos.com.br/ no menu óptica você encontra vários kits prontos que vão te ajudar na montagem do telescópio. Um abraço

    ResponderExcluir