domingo, 1 de janeiro de 2012

Um novo ano, um novo projeto!

Com certeza uma das melhores invenções (ou observação) humanas foi a divisão do tempo em um calendário com 365 dias ( e seis horas), que agrupados formam um ano. Um ano é uma quantidade de tempo que podemos operar com relativa facilidade, é tempo suficiente para ter sonhos e esperanças renovados para um próximo ano, é um parcela de tempo que podemos guardar na memória ou esquecer.
Aos que passarem por aqui um feliz 2012! O primeiro projeto desse ano será a documentação da construção de um telescópio Newtoniano de 180 mm de espelho primário.
A cada semana publicarei um passo da construção, desde da indicação de locais para compra de peças até fotos de meus erros e acertos.

O ESO (European Southern Observatory) publicou a imagem do berçário estelar NGC 346, a região de formação estelar mais brilhante de nossa vizinha galáctica, a Pequena Nuvem de Magalhães, que reside a 210.000 anos-luz, na constelação de Tucano. Neste aglomerado estelar, o gás é aquecido, excitado e dispersado pela radiação, vento e calor emitidos por estrelas de grande massa, formando uma estrutura de nebulosa envolvente em filamentos que lembram uma teia de aranha. Esta imagem foi obtida pelo instrumento Wide Field Imager (WFI) montado no telescópio MPG/ESO de 2,2 metros no Observatório de La Silla, no Chile.




Um abraço e um ótimo 2012!

Hélder

Nenhum comentário:

Postar um comentário