sexta-feira, 29 de abril de 2011

45 voltas completas! Física e aniversários.

Hoje 29/04, completei 45 voltas ao redor do Sol em nossa nave-mãe a Terra. Se fosse um poeta ou professor de literatura cantaria minhas voltas como Caetano;
Terra! Terra! Por mais distante O errante navegante Quem jamais te esqueceria?... , ou como Beto Guedes; Anda! Quero te dizer nenhum segredo Falo nesse chão, da nossa casa Bem que tá na hora de arrumar..., mas sou professor de Física, então vamos à natureza e aos números...rs

Um aniversário é o tempo de uma volta completa da Terra em torno do Sol,  o que chamamos de período de translação da Terra , o tempo formado por 365 dias e 6 horas. Eu aos 45 anos já dei, portanto, 45 voltas em torno do Sol. A órbita da Terra  em volta do Sol é aproximadamente circular, com um raio que mede algo em torno de 150 milhões de quilômetros:
150 000 000 km = 150 x 106 km = 1,5 x 108 km.
Esta distância é muito grande comparada quer com o raio do Sol (RSol = 700 000 km  = 7,0 x 105 km) quer com o raio da Terra (RTerra = 6 400 km = 6,4 x 103 km).
Imagine agora 150 000 000 km vezes 45, teremos a impressionante marca de 6750000000 Km , pra ficar mais fácil de ler o número vamos usar potência de dez, assim temos: 6,75 x 109 . Fantástico!!!  (Um bom exemplo de como se utilizar potências de dez  para indicar grandes distâncias, porque assim poupamos a escrita de muitos zeros).


O mais interessante é que a maioria das pessoas não aproveita essa incrível viagem...que nos proporciona uma bela vista do universo ao nosso redor: estrelas, galáxias, constelações, chuvas de meteoros, aparecimento e morte de estrelas, planetas, cometas e muito mais. Isso sem contar o movimento de rotação da Terra em torno do seu próprio eixo com seus dias e noites, fases da Lua, eclipses e etc.
O dia 29 de abril também é o aniversário de nascimento do celebre matemático Francês  Henri Poincarè que tem uma ótima frase sobre a importância da astronomia e nossa dimensão no universo.

"A astronomia é útil porque nos eleva acima de nós mesmos; é útil porque é grande, é útil porque é bela; isso é o que se precisa dizer. É ela que nos mostra o quanto o homem é pequeno no corpo e o quanto é grande no espírito, já que nesta imensidão resplandecente, onde seu corpo não passa de um ponto obscuro, sua inteligência pode abarcar inteira, e dela fluir a silenciosa harmonia. Atingimos assim a consciência de nossa força, e isso é uma coisa pela qual jamais pagaríamos caro demais, porque essa consciência nos torna mais fortes."
em O Valor da Ciência (1904)

Parabéns Poincarè! E claro para mim também...Aproveite a viagem e olhe para o céu.

"Faz-se ciência com os fatos, como se faz uma casa com pedras; mas uma acumulação de fatos não é ciência, assim como um monte de pedras não é uma casa."  
Henri Poincarè

Nenhum comentário:

Postar um comentário