domingo, 31 de outubro de 2010

Primeira viagem do projeto Clube de Astronomia DER Pindamonhangaba


No dia 28 de Outubro realizamos a primeira viagem do grupo de Professores e Alunos do projeto Clube de ciências - Astronomia nas Escolas, nosso objetivo é incentivar o uso de telescópios nas escolas  e a incrementação das aulas de Ciência e Física atraves do estudo da Astronomia em seus mais diversos aspectos.
Nesta primeira atividade realizamos uma visita ao INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, fomos ao Mini Observatório e participamos da palestra:  "O Sol tem variado o suficiente?" com o  Dr. Joaquim E.R. Costa, durante a palestra professores e alunos poderam aprender muitas coisas novas e interessantes sobre a formação do Sol, a sua importância na vida da Terra e as implicações das emissões de jatos de matéria e excessos de radiação que são conseqüências de explosões intensas de sua superfície.
No Mini Observatório além de conhecer o software Stellarium, alunos e professores poderam observar a Nebulosa da Borboleta e o planeta Júpiter e tiveram valiosas informações sobre como manejar uma carta celeste e localizar constelações no céu.
Nesta primeira atividade conseguimos reunir 14 professores e 24 alunos, de dez escolas diferentes pertencentes a Diretoria de Ensino - Região Pindamonhangaba. Valeu! Obrigado a todos, principalmente a equipe do INPE.




2 comentários:

  1. Gostaria de me inscrever para a observação pela internet desse ttelescópio.
    Na minha apostila de ciênias tem um site, eu entrei mas não sei como fazer a inscrição,quem souber avise, por favor.
    Grata.

    ResponderExcluir
  2. Olá, o projeto telescópio na escola pode ser acessado de qualquer lugar, bastando para isso um cadastro do professor da sala ou entrando em contato diretamente por e-mail como observatório mais próximo:

    Observatório do IAG/USP - Valinhos-SP
    Ramachrisna Teixeira: tne@astro.iag.usp.br

    Miniobservatório do INPE - São José dos Campos-SP
    André Milone: miniobservatorio@das.inpe.br

    Observatório Capitão Parobé, CMPA - Porto Alegre-RS
    Horácio Dottori: dottori@if.ufrgs.br

    Observatório do OV/UFRJ - Rio de Janeiro-RJ
    Adolfo Campos: adolfo@ov.ufrj.br

    Observatório da UFSC - Florianópolis-SC
    Antonio Kanaan: kanaan@astro.ufsc.br

    Observatório da UEPG - Ponta Grossa-PR
    Marcelo Emílio: memilio@uepg.br

    ResponderExcluir