quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Orientação para professores Física Moderna

Acabei de voltar de uma orientação técnica para professores, versando sobre Física Moderna.
Primeiramente obrigado ao pessoal da USP do Instituto de Física, LAPEF e NUPIC que nos receberam tão bem e um grande abraço aos amigos PCOP ( a turma realmente está cada vez melhor)
Vamos as dicas:
A primeira delas é o livro "Como ensinar Física ao seu cachorro", um livro de divulgação cientifica que trata do tema Física Moderna, reproduzindo as conversas imaginarias de um professor universitário de Física Moderna e sua cadela Emmy. Vale a pena conferir!
P.S. João, realmente encontrei o livro na sessão de Animais de estimação....rs
Para os professores que estiveram presentes na orientação técnica aqui vai a atividade "Jogo Discreto" que apresentei rapidamente e que pode ser utilizada como introdução de situações que aprendizagem que tratem da explicação do que é um fenômeno quântico ou introdução ao estudo das transições do elétron em átomos de hidrogênio segundo Bohr.
Um outro lugar interessante para se visitar na USP é o Laboratório de Física Nuclear onde está o Pelletron; um acelerador de partículas linear, que pode ajudar a professores e alunos entenderem os princípios básicos da Física de colisão de partículas. Para entrar en contato:
Fone: 55-11-3091 7100
Fax: 55-11-3091 7078
email: seclinac@dfn.if.usp.br
E a última dica de hoje é que está disponível para professores no site do NUPIC uma série de sequências didáticas que tratam do contéudo Radiações. Existe também na USP o Grupo de Trabalho IFUSP-ESCOLA, que tem como objetivo compartilhar experiências e promover atividades de atualização para professores, para participar do grupo ou receber noticias envie um email para ccultex@if.usp.br ou vera@if.usp.br coloque no assunto: GRUPO DE TRABALHO IFUSP-ESCOLA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário