sábado, 10 de maio de 2014

Observação da Lua e Terra vista do espaço ao vivo em tempo real

Uma ótima novidade para os mais curiosos a Estação Espacial Internacional (ISS) acaba de disponibilizar um link (http://olhardigital.uol.com.br/noticia/nasa-transmite-imagens-da-terra-vista-do-espaco-ao-vivo/41871) para que se possa acompanhar a volta da estação em torno da Terra.

"...Você já teve curiosidade de ver como é a Terra em tempo real? Muitos provavelmente já, mas dificilmente uma transmissão era capaz de atender a esse desejo. Mas isso mudou, graças a uma iniciativa da Nasa, que instalou quatro câmeras na ISS (Estação Espacial Internacional), que transmite sua órbita em volta da terra com alta definição.
O projeto foi feito justamente para testar o funcionamento das câmeras e guiar a escolha de dispositivos comerciais com desempenho adequado para possíveis missões futuras.
As imagens são transmitidas em tempo real pelo site Ustream, que também conta com uma ferramenta de chat com outros espectadores.
Vale lembrar que a ISS dá uma volta na Terra a cada 90 minutos. Durante metade deste período, ela deve passar por territórios onde já é noite e não há iluminação. Por isso, não estranhe se você se deparar com uma imagem preta; volte mais tarde para imagens mais interessantes...".

Essa semana também voltei a montar o meu telescópio e a tirar algumas fotos da Lua, encontrei informações muito interessantes a respeito de maré e outras coisas da Lua, em um site até vi um gif juntando os dois lado da Lua o iluminado e o Obscuro (aquele que para nós não é visível por causa da rotação e translação sincrônica da Lua).



Segue outro link interessante como acontecem as marés: http://www.hidrografico.pt/glossario-cientifico-mares.php


2 comentários: