segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Uma nova estrela no céu (ou melhor o final dela)

Uma noticia bastante interessante publicada na Folha de São Paulo...

" No fim da semana passada, um astrônomo amador japonês tirava fotos de uma região do céu quando descobriu uma estrela que não constava das cartas estelares. Era uma nova.
Localizada próxima à constelação do Golfinho e com magnitude estimada entre +4 e +5, ela está neste momento visível no céu noturno até mesmo a olho nu, para quem se localiza distante da poluição luminosa das grandes cidades. Com um binóculo, até mesmo sob o véu alaranjado do céu paulistano é possível vê-la.
O surgimento de uma nova visível a olho nu é um fenômeno em geral imprevisível, que acontece em média a cada duas décadas. Ninguém sabe exatamente onde ou quando vai rolar, até que alguém que presta atenção no céu a identifica. Por sorte, Koichi Itagaki, em Yamagata, Japão, tirou duas fotos da mesma região do céu entre os dias 13 e 14 de agosto. Na primeira, nada se via onde, no dia seguinte, apareceu um astro extremamente brilhante, se comparado às vizinhas imediatas. Estava, portanto, identificado o astro que ficou conhecido como Nova Delphini 2013." 
Para ver a matéria na íntegra acesse : http://mensageirosideral.blogfolha.uol.com.br/2013/08/19/explosao-estelar-pode-ate-ser-vista-a-olho-n
No texto você encontrará boas explicações porque na verdade uma estrela nova é na realidade bem velha...e o que assistimos é a morte da estrela..seu último suspiro...vale a pena ler.

Nenhum comentário:

Postar um comentário