quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Iridium Flare - Uma luz diferente no céu.

Existem muitos fenômenos interessantes que acontecem todos os dias acima de nossas cabeças no céu, com o uso acentuado de satélites nas últimas décadas, mais uma categoria de fenômenos foi acrescentadas aos naturais, os Iridium Flare (um fenômeno artificial relacionado ao reflexo do Sol nas antenas de satélites Iridium).

Se você custuma olhar com regularidade para o céu é bem provável que você já tenha visto ou um dia veja um Iridium Flare.
Mas qual será a característica desse fenômeno?
Uma boa descrição e histórico dos Iridium Flare você pode ler em: http://noiteastronomica.blogspot.com.br/2008/04/iridium-flare-voc-ainda-ver-um.html
 Abaixo um fragmento do texto.

".. A busca por uma tecnologia melhor, que pudesse permitir a comunicação desses celulares em qualquer parte do mundo, faz com que a Motorola invista milhões na produção e lançamento de satélites, que orbitam a terra a uma altitude aproximada de 800km. Estes satélites se chamam Iridium. Foram lançados 66 satélites iridium, com o propósito de dar cobertura mundial para a comunicação móvel. Porém, devido à rápida evolução da tecnologia, pouco depois do lançamento os iridiums já estavam obsoletos e o plano da Motorola foi para "o espaço". Alguns foram destruídos, outros desativados, mas ainda há muitos lá em cima. (...) Os Iridiums possuem duas antenas de alumínio liso, que medem 188cm x 86cm x 4 cm. Há um momento em que estas antenas refletem os raios de sol, provocando um espetáculo luminoso no céu. Imagine que você está, tranqulamente, olhando para o céu e de repente você vê como que uma "estrela" em movimento. Inicialmente, esta "estrela" está com uma luminosidade fraca, depois vai aumentando rapidamente, até ser muito mais luminosa que todas as outras estrelas. Em seguida, começa a diminuir o brilho novamente, até desaparecer. Tudo isto dura poucos segundos. Você viu um Iridium Flare".

Veja um ótimo registro fotográfico de um Iridium Flare feito pelo professor Ricardo Cavallini direto de Batatais, interior de São Paulo e liberado para exibição aqui no navegando.



Para saber como localizar um Iridium Flare o segredo é saber em que lugar e horário do céu eles vão acontecer. Existem site que permitem que você obtenha esses dados para sua região, basta que você configure a localização exata de sua cidade e aí terá as informações referentes ao horário, localização e intensidade do fenômeno, um deles é o Heavens Above (em inglês), uma outra possibilidade (em português) é o site Astronomia no Zênite  no menu Meu Céu  você encontrará uma lista de cidades e o momento em que o fenômeno acontece (problema: nem todas as cidades do Brasil estão cadastradas).

Nenhum comentário:

Postar um comentário