Com data prevista para 05 de Agosto de 2011 a sonda espacial Juno (na mitologia romana a Deusa que reina ao lado de Júpiter como sua esposa), será lançada pela Agência Espacial Americana (NASA) em busca de informações mais detalhadas a respeito do maior planeta de nosso sistema solar.
Já sabemos que Júpiter tem:
diâmetro equatorial de 142984 km (11,27 vezes o diametro da Terra),
massa igual a 1,900 x 1027 kg (317,89 vezes a massa da Terra),
distância média do Sol 778 330 000 km (5,203 U.A.),
duração do ano 11,86 anos terrestres e do dia 9 horas 50 minutos e 33 segundos terrestres (no equador),
gravidade 2,34 vezes o valor da gravidade da Terra.
A missão da Sonda Juno será fornecer informações a respeito da composição interna de Júpíter e dar pistas de como os planetas gasosos realmente se formaram, além de estudar os efeitos do campo magnético do planeta.
A nave que levará Juno para júpiter primeiro orbitará a Terra até 2013, buscando impulso gravitacional necessário para alcançar o destino final com data prevista para 3 de agosto de 2016. A missão durará um ano e terminará com um mergulho da sonda contra o planeta, mas antes produzira uma séria de fotos da atmosfera de Júpiter.
Para saber mais:
Observatório Nacional
Folha de São Paulo missão para Júpiter
O blog navegando pelo universo é destinado a professores, alunos e interessados em astronomia de forma geral. Aqui posto informações a respeito de montagens de telescópios, visitas a lugares relacionados a ciência e informações sobre astronomia.
domingo, 24 de julho de 2011
quarta-feira, 20 de julho de 2011
Estrelas: observatório no Chile
Uma matéria preciosa do programa Estrelas da Globo apresentado pela Angélica.
O vídeo é original e pode ser acessado também diretamente na página de vídeos da emissora: Globo Videos - Video - Danton Mello e Angélica.
Neste vídeo a apresentadora e seu convidado o ator Danton Mello, passeiam pelo Observatório Astronomico Nacional (OAN) Cerro Calán no Chile acompanhandos pela astronôma brasileira Lara Rodrigues de Andrade e conhecem um pouco da história do lugar e tem algumas informações básicas de astronomia e tipos de telescópios. Muito bom, vale a pena ver!
O Observatorio astronomico Nacional Cerro Calán faz parte de uma longa tradição de observações e estudos do céu existente no Chile a mais de 100 anos, para saber mais acesse o link do observatorio clicando no ícone logo abaixo.
sexta-feira, 15 de julho de 2011
Loop - Um curta metragem para introduzir a discursão do Tempo em Sala de Aula
Um cientista, obcecado pela idéia de reconstruir seu passado, inventa uma máquina do tempo. Momentos antes do teste final, ele reflete sobre sua vida e as inquietações que o levaram àquela experiência. A produção deste curta foi viabilizada com patrocínio Petrobras. Ficha Técnica: |
![]() |
Fotografia Guy Gonçalves
Roteiro Carlos Gregório
Edição Daniel Garcia
Direção de Arte Rita Murtinho
Trilha original André Abujamra
Assistente de Direção Luís Fernando Petzhold
Computação grafica Fernanda Ramos
Pesquisa de Imagens Beth Formaginni
domingo, 10 de julho de 2011
Aproveitando o recesso com Astronomia!!!
Hoje recebi um email muito interessante da professora Liliane da EE Manoel Cabral, de Tremembé -SP.
A professora Liliane (ciências) conta que juntamente com a professora Juliana (matemática) aproveitam o recesso escolar para atualizar os conhecimentos sobre astronomia no XIX Encontro Regional de Ensino de Astronomia - EREA*, que aconteceu em Ubatuba na semana de 4 a 8 de Julho.
Veja o relato da professora:
Estou enviando a foto para comprovar a nossa presença, vai a do Marcos Pontes, que por sinal, foi maravilhosa a sua fala, estou até pensando em viajar para a Lua.....kkkkkkk
Beijos e abraços Liliane"Muito legal mesmo. Isso comprova o que penso, o que se faz com prazer é muito melhor. Na educação temos que buscar elementos que nos motivem a procurar sempre mais conhecimento e nos deem prazer, para que através do nosso exemplo também consigamos motivar os alunos. A astronomia pode ser um ótimo caminho.
![]() |
A direita de Marcos Pontes, o astronauta brasileiro, a professora Juliana e a sua esquerda a professora Liliane da EE Manoel Cabral -Tremembé |
*Os EREAs nasceram em 2009, no Ano Internacional de Astronomia (AIA), como um subprograma das comemorações do AIA. O responsável por este programa junto ao CNPq é o Prof. Dr. Jaime Fernando Villas da Rocha (UNIRIO), membro do Comitê Brasileiro organizador do AIA. Também atuam diretamente na organização dos eventos o Prof. Dr. João Batista Garcia Canalle (UERJ) bem como os membros dos comitês locais. Por este programa são cobertos os gastos de passagens, hospedagens dos palestrantes e parte dos materiais de consumo. Para saber mais: http://www.erea.ufscar.br/
Assinar:
Postagens (Atom)