segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Orientação Montagem de Telescópio


No Sábado passado (20/11) reunimos na oficina pedagógica alunos e professores para mais uma etapa do projeto de  clube de ciências na escola, nesta etapa montamos e desmontamos o modelo de telescópio que foi enviado para as escolas de Ensino Médio e Fundamental da Diretoria de Ensino - Pindamonhangaba. A etapa de montagem do telescópio antecede a visita à escola e tem por objetivo deixar  professores e alunos mais a vontade com  uso do equipamento e demonstrar procedimento de colimação, alinhamento da buscadora e como mirar de forma eficiente um telescópio.

Aproveitamos bem a manhã ensolarada para conversar sobre a localização dos pontos cardeias e seus correspondentes celestes.


Também aprofundamos um pouco a utilização do software Stellarium e discutimos um modelo explicativo para as fases da lua (baseado no artigo: As fases da lua em uma caixa de papelão).




quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Visitando o Planetário do Ibirapuera.


Escola de Astronomia e Astrofísica do Parque do Ibirapuera
Uma boa dica para estimular o interesse pela astronomia é uma visita a um planetário.
Vista lateral do Planetário do Ibirapuera
Planetários são espaços de projeção de imagens, protegidos das intempéries do clima, que buscam reproduzir o céu noturno através da projeção de imagens de estrelas, planetas, constelações e outros objetos celestes em uma cúpula esférica (calota esférica) que simula a sensação de profundidade que temos ao olhar para o céu.
No dia 11 de novembro passado, com professores e alunos da Diretoria de Ensino de Pindamonhangaba, participantes do Projeto Clube de Ciências - Astronomia, estivemos presente a sessão de exibição do Planetário do Ibirapuera em São Paulo - Planetário Dr. Aristóteles Orsini.


Esperando a sessão começar
Para quem está muito distante de São Paulo existe

uma lista de Planetários e locais interessantes para
 quem busca atividades ligadas a astronomia no site da Olimpíada Brasileira de Astronomia.
Você também pode encontrar no endereço : http://www.dragaodomar.org.br/planetario/planetarios_br.htm uma lista de alguns planetários fixos existentes no Brasil.
Dica: Para quem for visitar o Planetário do Ibirapuera é bastante interessante agendar também no mesmo dia uma visita ao Museu Afro Brasil que fica bem ao lado do Planetário,  menos de 3 minutos a pé, e é de entrada gratuita .  Reserve  mais ou menos 1hora e meia para a visita no Museu Afro Brasil.
Parte da turma reunida e eu como fotógrafo...rs

Na sala de projeção

Porque a Astronomia é Importante?





Muito interessante! O site português "1 Minuto de Astronomia" produção da Sociedade Portuguesa de Astronomia, é um canal de vídeo disponível na Internet que trata de vários assuntos ligados a divulgação da cultura astronômica. Para conhecer um pouco mais do "1minutoastronomia" acesse: http://www.1minutoastronomia.org/

Astronomia em São Bento do Sapucaí

Faz tempo que estou devendo esse post a professora Alini da Escola Génesio Cândido Pereira. Eis nossa visita do meio do ano.
Depois de uma breve palestra a respeito de como fazer observações astronômicas, realizamos a montagem do telescópio da escola e apresentamos elementos de construção de um telescópio refletor.
Depois fomos conhecer, na parte superior da escola, o Terraço, onde fizemos observações utilizando o telescópio da Escola e o meu Newtoniano.
Parabéns aos alunos e a professora Aline pela participação na Olimpíada Brasileira de Astronomia e os trabalhos de divulgação de Astronomia feitos na escola.





Um abraço a todos!