quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Visitando o Planetário do Ibirapuera.


Escola de Astronomia e Astrofísica do Parque do Ibirapuera
Uma boa dica para estimular o interesse pela astronomia é uma visita a um planetário.
Vista lateral do Planetário do Ibirapuera
Planetários são espaços de projeção de imagens, protegidos das intempéries do clima, que buscam reproduzir o céu noturno através da projeção de imagens de estrelas, planetas, constelações e outros objetos celestes em uma cúpula esférica (calota esférica) que simula a sensação de profundidade que temos ao olhar para o céu.
No dia 11 de novembro passado, com professores e alunos da Diretoria de Ensino de Pindamonhangaba, participantes do Projeto Clube de Ciências - Astronomia, estivemos presente a sessão de exibição do Planetário do Ibirapuera em São Paulo - Planetário Dr. Aristóteles Orsini.


Esperando a sessão começar
Para quem está muito distante de São Paulo existe

uma lista de Planetários e locais interessantes para
 quem busca atividades ligadas a astronomia no site da Olimpíada Brasileira de Astronomia.
Você também pode encontrar no endereço : http://www.dragaodomar.org.br/planetario/planetarios_br.htm uma lista de alguns planetários fixos existentes no Brasil.
Dica: Para quem for visitar o Planetário do Ibirapuera é bastante interessante agendar também no mesmo dia uma visita ao Museu Afro Brasil que fica bem ao lado do Planetário,  menos de 3 minutos a pé, e é de entrada gratuita .  Reserve  mais ou menos 1hora e meia para a visita no Museu Afro Brasil.
Parte da turma reunida e eu como fotógrafo...rs

Na sala de projeção

Nenhum comentário:

Postar um comentário