quarta-feira, 21 de abril de 2010

Acampamento na escola



Aproveitando a véspera do feriado de Tiradentes, a direção e professores da escola EE Profª Gabriella Monteiro Atayde Marcondes, realizaram o primeiro acampamento astronômico de alunos e professores.
Na noite de astronomia os alunos ficaram sabendo um pouco mais sobre a história da astronomia e como observar e localizar os astros no céu.
Participaram da observação cerca de 100 alunos, do ciclo I do ensino fundamental (2ª, 3ª e 4ª séries) e alunos do ciclo II ( 5ª a 8ª séries), mais professores e pais.
A noite começou com uma breve palestra do professor Hélder Clementino, Coordenador de Física da DER de Pindamonhangaba, sobre a história da astronomia, montagem de telescópios, como
localizar os corpos celestes e cuidados para uma boa observação.
A parte prática aconteceu na quadra da escola das 20h às 22h, com o céu limpo foi possível observar a lua e seus detalhes, as constelações do Cruzeiro do Sul e Escorpião, aglomerados de estrelas na região do cruzeiro e estrelas brilhantes.
Os alunos ainda realizaram atividades da Olimpíada Brasileira de Astronomia, tomaram uma deliciosa sopa, se esquentaram próximos a uma fogueira e depois conversaram muito com seus professores. A noite terminou com a exibição de um filme e muita pipoca.
Alguns pais compareceram para buscar os filhos que não dormiriam na escola aproveitaram também para dar uma olhadinha.

6 comentários:

  1. Oi Helder
    Todos adoraram a noite de observação astronomica na escola, despertando o interesse em se aprender mais sobre o universo que nos rodeia, não só nos nossos alunos com também nos professores.
    Agradeço a enorme colaboração que você deu a nossa escola pois, sem ela, não seria possível a realização do evento programado com sucesso.
    Grande Abraço.
    Silmar Monteiro Pereira
    Diretora da EE Profª Gabriella Monteiro de Atahayde Marcondes

    ResponderExcluir
  2. Helder

    Venho agradecer sua participação nesse envolvimento que trouxe para os alunos e todos nós que fazemos parte da "Família Gabriella" um aprendizado e sem dúvida uma experiência tão marcante.

    Um abraço da amiga
    Mônica

    ResponderExcluir
  3. Elizabeth Reymi Rodrigues22 de abril de 2010 às 17:42

    Parabéns Helder!!!
    parabéns pelo seu profissionalismo, pelo seu entusiasmo e dedicação junto aos alunos, educadores e comunidade.
    Você nos motiva a prosperar informações, possibilita o desenvolvimento de conhecimento, sabedoria em quem os cerca.
    Com certeza posso afirmar, você possibilitou nesta ação noturna, uma viagem ao nosso grandioso céu do universo, aproximou o parece tão distante de nós, conhecer o aparentemente desconhecido.
    Sucesso em suas ações!!!!
    ElizaBeth Reymi Rodrigues

    ResponderExcluir
  4. Parabéns a toda equipe escolar, juntamente com o nosso companheiro de trabalho Hélder, pelo empenho e dedicação na aprendizagem dos nossos alunos.
    Acreditamos nessa parceria, permaneçam nesse caminho.

    Um grande abraço a todos!!!

    Angela - PCOP Ciclo I

    ResponderExcluir
  5. Ai que pena que eu não sou de lá esse ano, queria tanto ter participado!! Parabéns pelo seu entusiasmo e amor pelo que faz, é de profissionais como vc que a educação precisa.
    Parabéns de coração!Um abraço!

    ResponderExcluir
  6. HELDER
    Não se esqueça, que na Noite realizada na escola Gabriella, os pequeninos ( alunos de 2° e 3º ano )também participaram com muito entusiamo.
    Obrigada pela excelente oportunidade, com isso os alunos puderam ver "ao vivo e a cores " o que havia sido somente comentado com eles, sua participação, foi de grande valia para nossos pequenos e em especial para os professores.
    Abraços
    OBS Quero ajuda para construir o meu telescópio, a turma aqui ficou animada em ter cada um o seu.
    Até a próxima observação ....
    Valéria

    ResponderExcluir