segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Acampamento de Astronomia ESO para alunos de Ensino Médio | ESO Brasil

Uma noticia realmente muito interessante para alunos do ensino médio que se interessam por astronomia.
" O Observatório Europeu do Sul (ESO) e o sua rede de divulgação científica - Science Outreach Network - estão colaborando com o Sterrenlab, organizador de eventos de comunicação científica, na organização do primeiro Acampamento de Astronomia ESO. O acampamento acontecerá de 26 a 31 de dezembro de 2013 no Observatório Astronômico do Vale Aosta, situado em Saint-Barthelemy, Nus, Itália. Vários parceiros, incluindo o ESO, irão atribuir cinco bolsas de participação às melhores candidaturas.

O acampamento explorará os temas do Universo visível e invisível através de palestras, atividades práticas e observações noturnas com telescópios e instrumentos no observatório. Atividades sociais, esportes de inverno e excursões contribuirão para tornar o acampamento uma experiência memorável para os participantes. O ESO será responsável pelo programa científico do Acampamento de Astronomia e, juntamente com outros parceiros, encarregar-se-á de arranjar palestrantes e fornecer material didático.

O Sterrenlab é especialista na organização de campos de ciência internacionais, direcionados para crianças e adolescentes, oferecendo uma série de serviços nos campos da consultoria, concepção e implementação de projetos e eventos nas áreas da educação e comunicação científicas.
[...] "
Para saber mais dê um pulo na página da ESO na Internet:

Acampamento de Astronomia ESO para alunos de Ensino Médio | ESO Brasil

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Passeio Virtual pelo Observatório Nacional do Rio de Janeiro


O Observatório Nacional do Rio de Janeiro proporcional uma interessante viagem virtual para os interessados em conhecer suas instalações. O Observatório Nacional (ON) tem se empenhado em disponibilizar o mais atualizado conhecimento científico em Astronomia, Astrofísica, Geofísica e Tempo e Frequência, para o público brasileiro,  visando popularizar a ciência e os seus serviços como Unidade de Pesquisa do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT).
...vale a pena conferir.

Passeio virtual











 O passeio virtual também está disponível na versão para smartphones e tablets.
A edição anterior, que foi ampliada com novos ambientes, pode ser acessada direto na página do ON na internet, no endereço www.on.br.  (clicando em passeio virtual ícone na parte superior da página, próximo do centro). O visitante virtual poderá ver a Grande Luneta Equatorial de 46cm, instalada em 1922, que permitiu ao Brasil ingressar nos programas internacionais de observação de estrelas duplas visuais, planetas, asteroides, cometas, eclipses solares e lunares. O Relógio de Sol, que marca as horas do dia pela própria luz do Sol, define o mês, a constelação, a estação do ano e os pontos cardeais. Além dele, o passeio permite conhecer a estação sísmica que desde 1920 capta e registra as vibrações mecânicas do movimento do solo, e também o interior do Pavilhão Luiz Cruls, antiga Sala da Hora, onde hoje funciona a Divisão de Atividades Educacionais.