segunda-feira, 20 de junho de 2011

Semana agitada: EE Dr João Pedro Cardoso, Eclipse e EE Yonne César

A semana de 13 a 17/06 foi uma semana agitada, recebemos os alunos do curso de suplência da EE Dr João Pedro Cardoso ( nossa escola vizinha)para observação do céu noturno do dia 15 acompanhados dos professores Marcelo e Carol,  uma turma super animada e paciente (uma vez que a Lua estava bricando de esconde-esconde entre as nuvens), mesmos com o céu em alguns momentos nublados podemos ver a Lua e suas crateras, Saturno, a região do Cruzeiro do Sul e seus aglomerados estelares.Muito obrigado aos professores e alunos do JPC! Vou ficar devendo a foto da turma, pois perdi os arquivos digitais das fotos, deu pane na transferência da máquina para o computador.
No dia 16 observamos o eclipse total da Lua do gramado da Oficina Pedagógica, passaram por lá alguns dos professores do João Pedro Cardoso, a PCOP* Alexandra de Português, PCOP Nélif de Arte e seu filho Matheus, PCOP Rosi do Ciclo I e sua filha Maria Luiza, minha filha Ana Beatriz e Regina Bertolino-Coordenadora da Oficina Pedagógica, seu marido Beto e filho Tonton.
 No dia 17/06 aproveitando a noite sem nuvens e de ótima visibilidade fui até a EE Yonne Cesar Guaycuru de Oliveira, acompanhado da PCOP Nélif  e realizamos mais um ótima observação do céu. O céu estava limpíssimo e com os alunos da Suplência podemos falar dos pontos cardeais celestes, como localizá-los  a partir do Cruzeiro do Sul e de nossa localização terreste. Apresentamos a atividade Sistema Solar em escala, comparando os tamanhos dos planetas do nosso sistema solar e depois observamos a região do Cruzeiro do Sul, apontamos para as constelações do Escorpião e Libra, vimos as crateras da Lua e finalizamos observando Saturmo. Muito Bom!

Lua saindo do eclipse


Lua totalmente fora do eclipse

Início da observação na EE Yonne Cesar


Regulando o Telescópio Refrator

Regulando o Telescópio Newtoniano

Coordenadora Fernanda observando a Lua

Alunos observando o céu



Primeira foto de Saturno (um pouco tremida, estava sem apoio para a câmera)

* PCOP - Professor Coordenador da Oficina Pedagógica

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Eclipse Lunar Finalizado!

Hoje (15/06/2011) o assunto do dia foi o eclipse lunar que ocorreu com a entrada e saída da Lua no cone de sombra da Terra (das 18h02min as 20h30min). Aqui em Pindamonhangaba-SP o céu estava extremamente limpo e deu para ver o eclipse com perfeição.
Para comprovar tirei umas fotos ( pena que ficaram ruins, foram feitas sem apoio para a máquina..rs), mas mesmo assim vou postar como registro. O eclipse pode ser acompanhado ao vivo através do site da NASA, ganhou destaque na edição do Jornal Nacional da Rede Globo (15/06/2011), no Google e diversos jornais eletrônicos e páginas da internet.

Lua no fundo de minha ocular
Durante o eclipse saida da lua do cone de sombras

Saída do cone um pouco mais avançada.

Muito legal mesmo!
Gostaria de agradecer as postagens aqui no blog e espero que em um próximo evento astronômico possamos estar novamente juntos.

terça-feira, 14 de junho de 2011

Eclipse Lunar dia 15/06/2011 - Não perca!!!


Nesta quarta-feira acontecerá o único  eclipse total da lua do ano 2011, que poderá ser visto no nosso Hemisfério, o fenônemo começa à partir das 18h02min. e será visível até às 20h. O eclipse lunar é caracterizado pela cor avermelhada da lua. Neste eclipse, para o Hemisfério Sul o astro já irá nascer eclipsado (olhe para a direção Leste, mesma região do nascimento do Sol, de preferência vá para um local escuro e sem barreiras visuais entre você e o horizonte) e permanecerá avermelhado até sair do eclipse, aos poucos veremos sua saída do cone de sombra, momento em que parte da Lua passará do avermelhado, para alaranjado até a sua saída total do cone de sombra quando ficará novamente "branca".
Desenho esquemático da entrada e saída da lua do cone de Sombra
Aspecto da lua nas diferentes fases de um eclipse
Diferente do Eclipse solar, a Lua não é eclipsada (ou seja, nenhum objeto entra na sua frente, simplesmente a Lua adentra ao cone de sombra formado no lado oposto ao que o Sol ilumina a Terra.
A Lua fica Avermelhada, alaranjada, cor de ferrugem, bem diferente do normal, pois quando a Luz do Sol atravessa atmosfera terrestre a cor vermelha do espectro é refratada em direção ao cone, dando essas cores à Lua que está atravessando a sombra.
 Desenho esquemático do eclipse lunar total de 15 de junho de 2011 com seus principais momentos
para observadores no Hemisfério Sul.


Para saber um pouco mais sobre o eclipse vá até o site: http://www.momentoastronomico.com.br/efemerides/efemerides.html#eclipse
produzido por Marcos Calil, os desenhos, esquemas e a tabela  deste Post foram retiradas de lá. Agradeço também ao Guilherme de Andrade,pela dica dos Sites e do Eclipse. Boa leitura!
Evento
Horário de Brasília
15 de junho de 2011
Condições de observação no Brasil
P1 - Entrada da Lua na Penumbra
14:24
Não visível
U1 - Início do Eclipse Parcial
15:22
Não visível
U2 - Início do Eclipse Total
16:22
Não visível
M - Máximo do eclipse
17:12
Visível em Fernando de Noronha
U3 - Fim do Eclipse Total
18:02
Visível na regiões nordeste, sudeste e sul
U4 - Fim do Eclipse Parcial
19:02
Visível em todo o Brasil
P4 - Saída da Lua na Penumbra
20:00
Visível em todo o Brasil

domingo, 5 de junho de 2011

A montanha e o céu: uma das mais belas visões da via láctea !



Essa é uma pequena parte do nosso planeta Terra (Ilhas Canárias). Uma dádiva, uma jóia rara, uma beleza imensa!
Filme do fotográfo Terje Sorgjerd.
http://www.youtube.com/TESOphotography#p/a/u/1/Rk6_hdRtJOE
Que resume em imagens o que penso a respeito da observação do céu, simplesmente maravilhosa!
Assista e maravilhe-se também!

quarta-feira, 1 de junho de 2011

A moça de brinco de pérola: uma conexão entre arte, física e tecnologia.

Uma boa dica de filme e a moça de brinco de pérola. O filme retrata a história do artista Johannes Vermeer (século XVII), que encontra sua musa inspiradora na jovem camponesa Griet (Scarlett Johansson). Griet é levada a buscar emprego na casa de Vermeer (Colin Firth), um renomado pintor de sua época, por necessidades financeiras. Com sensibilidade artistica Griet aos poucos começa a se aproximar do recluso pintor que acaba fazendo dela modelo para um de seus mais famosos trabalhos: a tela a moça de brinco de pérola.
É possível uma boa conexão entre a Arte, a Física e o uso dos recursos técnicos, como a câmara escura e seu impacto no fazer artístico e na compreensão da natureza da luz e formação da imagem.
Para professores de Física e interessados em ciência em geral vale a pena ler o ótimo artigo: Ciência e Arte: Vermeer, Huygens e Leeuwenhoek,  
publicado na revista A Física na Escola  volume 8, nº 2 de Outubro de 2007.