sexta-feira, 29 de abril de 2011

45 voltas completas! Física e aniversários.

Hoje 29/04, completei 45 voltas ao redor do Sol em nossa nave-mãe a Terra. Se fosse um poeta ou professor de literatura cantaria minhas voltas como Caetano;
Terra! Terra! Por mais distante O errante navegante Quem jamais te esqueceria?... , ou como Beto Guedes; Anda! Quero te dizer nenhum segredo Falo nesse chão, da nossa casa Bem que tá na hora de arrumar..., mas sou professor de Física, então vamos à natureza e aos números...rs

Um aniversário é o tempo de uma volta completa da Terra em torno do Sol,  o que chamamos de período de translação da Terra , o tempo formado por 365 dias e 6 horas. Eu aos 45 anos já dei, portanto, 45 voltas em torno do Sol. A órbita da Terra  em volta do Sol é aproximadamente circular, com um raio que mede algo em torno de 150 milhões de quilômetros:
150 000 000 km = 150 x 106 km = 1,5 x 108 km.
Esta distância é muito grande comparada quer com o raio do Sol (RSol = 700 000 km  = 7,0 x 105 km) quer com o raio da Terra (RTerra = 6 400 km = 6,4 x 103 km).
Imagine agora 150 000 000 km vezes 45, teremos a impressionante marca de 6750000000 Km , pra ficar mais fácil de ler o número vamos usar potência de dez, assim temos: 6,75 x 109 . Fantástico!!!  (Um bom exemplo de como se utilizar potências de dez  para indicar grandes distâncias, porque assim poupamos a escrita de muitos zeros).


O mais interessante é que a maioria das pessoas não aproveita essa incrível viagem...que nos proporciona uma bela vista do universo ao nosso redor: estrelas, galáxias, constelações, chuvas de meteoros, aparecimento e morte de estrelas, planetas, cometas e muito mais. Isso sem contar o movimento de rotação da Terra em torno do seu próprio eixo com seus dias e noites, fases da Lua, eclipses e etc.
O dia 29 de abril também é o aniversário de nascimento do celebre matemático Francês  Henri Poincarè que tem uma ótima frase sobre a importância da astronomia e nossa dimensão no universo.

"A astronomia é útil porque nos eleva acima de nós mesmos; é útil porque é grande, é útil porque é bela; isso é o que se precisa dizer. É ela que nos mostra o quanto o homem é pequeno no corpo e o quanto é grande no espírito, já que nesta imensidão resplandecente, onde seu corpo não passa de um ponto obscuro, sua inteligência pode abarcar inteira, e dela fluir a silenciosa harmonia. Atingimos assim a consciência de nossa força, e isso é uma coisa pela qual jamais pagaríamos caro demais, porque essa consciência nos torna mais fortes."
em O Valor da Ciência (1904)

Parabéns Poincarè! E claro para mim também...Aproveite a viagem e olhe para o céu.

"Faz-se ciência com os fatos, como se faz uma casa com pedras; mas uma acumulação de fatos não é ciência, assim como um monte de pedras não é uma casa."  
Henri Poincarè

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Um exemplo de empreendedorismo - Festival Móveis Convida 2011


Um bom exemplo de emprendedorismo, podemos ver neste vídeo da Banda Móveis Coloniais de Acaju.
Por que não utilizar o mesmo conceito para o trabalho de divulgação e educação em ciência?
Assista o vídeo e comente.

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Escola Celia Keiko - Astronomia na Escola

A convite da profª Lia Abarza, coordenadora da Escola Profª Célia Keiko Ikeda, visitamos (20/04) os alunos da 8ª série do ciclo II, para conversar um pouco a respeito de astronomia, como em outras escolas fizemos comparações entre os tamanho dos planetas do nosso sistema solar (esferas em escala) e a distância que os separam (distância do Sol ao planeta em escala). Montamos nossos telescópios refrator e newtoniano e aproveitamos para mostrar o alcance e definição da imagem vista pelo telescópio.
Obrigado a equipe gestora da escola, funcionários, professores e alunos fomos muito bem recebidos e ainda compartilhamos com todos uma rápida celebração da Páscoa no horário do intervalo (com um ótimo bolo de chocolate e refrigerante).
Esperamos voltar outras vezes para atividades com os alunos do período da manhã e observações do céu noturno com telescópio.



conversando sobre diâmetro e circulos

Começando o diálogo

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Escola Antonia Carlota - Astronomia na Escola

Em véspera de feriado (20/04), visitamos a Escola Estadual Antonia Carlota Gomes (escola de Ciclo I - de 1º ao 5º ano). Na Antonia Carlota, aproveitamos a visita para fazer a montagem do Galileoscópio com os alunos e mostrar do que é composto um telescópio refrator (suas lentes ocular e objetiva), aproveitamos também para falar da localização das estrelas e planetas no céu a partir de nossa posição na terra (Norte, Sul, Leste, Oeste e dos hemisférios celestes), e realizamos duas atividades práticas da Olimpíada Brasileira de Astronomia - OBA: tamanho dos planetas e sua distância entre si em escala.
Muito obrigado a equipe gestora, funcionários da escola e professores e alunos que se demostraram muito interessados e participativos.

 

Olimpíada Brasileira de Física 2011



A Olimpíada Brasileira de Física (OBF) é um programa da Sociedade Brasileira de Física (SBF) destinado a todos os estudantes do ensino médio e aos estudantes da 8ª série (atual 9º ano) do ensino fundamental.
Por meio da OBF a Sociedade Brasileira de Física em colaboração com os vários Institutos e Departamentos de Física de Universidades Estaduais, Federais e CEFETs elaborou um projeto que, a exemplo de quase uma centena de países, visa usar as competições intelectuais como veículos capazes de despertar e estimular o interesse pela Física,  melhorar seu ensino,  incentivar os estudantes a seguirem carreiras científico-tecnológicas e prepará-los para as Olimpíadas Internacionais de Física (OIF) como forma de comparar, neste nível, nosso ensino com o de outros países.
O projeto OBF que recebe o apoio do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e tem como um dos principais objetivo o estabelecimento de um canal de comunicação constante com os estudantes, professores e escolas através da revista A Física na Escola, deste portal da Internet e de cartazes e folhetos que são enviados a todas as escolas e professores cadastrados.
Como participar da OBF
De um modo geral, o estudante participa da Olimpíada Brasileira de Física (OBF) através de sua escola. Esta tem sua participação assegurada entrando em contato com o Coordenador Estadual (ou Regional) e nomeando um ou mais professores para representantes da OBF na escola.

Para saber mais acesse o site da Olimpíada Brasileira de Física 2011 clicando aqui: http://www.obf.org.br

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Escola Eloyna Salgado Ribeiro - Astronomia na Escola

A primeira visita de ciências/astronomia com alunos  de quartas séries, terceiros e quartos anos do ciclo I do ensino fundamental aconteceu na escola Eloyna nesta quarta feira (dia 14/04), é sempre muito bom ir à escola Eloyna Salgado Ribeiro e auxiliar as professoras no ótimo trabalho realizado nas séries iniciais.
Na visita falamos sobre o Sistema Solar e respondemos muitas perguntas dos alunos, que foram muito participativos. Parabéns a equipe gestora da escola, aos professores e funcionários, especialmente as professoras Valéria, Rita Áurea, Maria José e Ednéia.
Realizamos duas atividades da Olimpíada Brasileira de Astronomia: Sistema Solar em escala de volume e em escala de distância entre os planetas e o Sol, contamos nas atividades mais ou menos 90 alunos e parte das atividades aconteceram na quadra da escola.
Já no começo os alunos demostraram bastante interesse pela leitura
Imagens do Telescópio - como funciona um telescópio newtoniano


Atividade de Ciências (Sistema Solar) durante as aulas regulares



Comparação Sol - Terra - Júpiter


quinta-feira, 14 de abril de 2011

Observando o céu - Escola Pedro Silva

Hoje (13/04) na escola Pedro Silva (conheça mais um pouco a respeito da escola clicando no nome da escola) realizamos a primeira observação do céu do ano (finalmente um céu que não estava totalmente encoberto pelas nuvens), conseguimos observar a Lua ( na sua fase crescente).
No começo da noite enquanto esperávamos o céu abrir, apresentamos o software Stellarium para os alunos (1ª série do Ensino Médio) e conversamos um pouco a respeito do Sistema Solar (realizamos algumas atividades propostas pela OBA – Olimpíadas Brasileira de Astronomia) a respeito das dimensões do sistema solar e do nosso lugar no universo.


 Antes da observação do céu apresentamos os elementos básicos da montagem e utilização de Telescópios (Newtoniano e Refrator).






Obrigado a toda equipe da escola que nos recebeu muito bem, especialmente a professora Juliana e seus alunos do 1ª Ensino Médio, até a próxima.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Curso de astronomia e astrofísica no INPE de São José dos Campos

O INPE de São José dos Campos já está com as inscrições abertas para o curso de Astronomia e Astrofisica 2011.

 

O Curso tem como objetivo introduzir conceitos fundamentais das diversas áreas da Astronomia e Astrofísica, bem como apresentar a atuação científica da Divisão de Astrofísica do INPE e seu Curso de Pós-graduação em Astrofísica aos educadores e estudantes universitários de graduação.
Público: Professores do ensino fundamental e médio ligados à área de ciências, estudantes universitários a partir do segundo ano de graduação de áreas afins. Quanto aos professores, será dada preferência às escolas da região do Vale do Paraíba do Sul (SP e RJ), litoral norte de SP, serra da Mantiqueira e sul de Minas Gerais.
Motivação: Oferecer de modo regular um curso de atualização sobre Astronomia para profissionais do ensino e estudantes universitários de graduação de áreas afins.
Apresentar a importância da ciência básica como principal geradora de novas idéias e tecnologias. 
Carga Horária: 29 horas de aulas temáticas, 6h30m de atividades extras e 4h30m reservadas a visitas e apresentações, totalizando 40 horas de curso. 
Horário: Aulas, oficinas e apresentações: das 8h30 às 12h e das 13h30 às 18h30.
Sessão de observação dos astros: das 19h às 21h.
Sessão de abertura: 2ª feira dia 11 às 8h.
Local: As aulas e atividades serão realizadas na unidade do INPE de São José dos Campos (SP).
Taxa de matricula no curso ( somente será cobrada dos participantes selecionados, não é necessário pagar nada no ato da inscrição): R$ 35,00 - Profissionais de escolas públicas dos ensinos fundamental e médio.
Outras informações podem ser obtidas diretamente no site: http://www.das.inpe.br/ciaa/ 


sábado, 9 de abril de 2011

Astronomia em Abril - Céu da Semana






Abril de 2011, será um mês movimentado para os astrônomos amadores e profissionais, educadores e entusiastas da astronomia com a realização da segunda edição do Mês Global da Astronomia (GAM em inglês). Abril passou a ser o mês global da astronomia em 2009, quando nas comemorações do ano internacional da astronomia foi proposto um grande esforço de observação dos céus em Abril, com vários eventos dedicados a observação dos astros.
O evento anual, organizado pelos Astrônomos Sem Fronteiras,  celebra a possibilidade de observação do céu como um bem comum a todas as pessoas, independente de credo, etnia, situação político-econômica, lugar no mundo e etc, o céu se mostra a todos, "um só povo, um só céu !", compartilhamos a mesma casa e participamos da mesma viagem.


terça-feira, 5 de abril de 2011

EE .Manuel Cabral - Astronomia na quinta

Conversando a respeito do sistema solar
Na última quinta-feira, fomos até a escola Manuel Cabral, em Tremembé a pedido da Professora Liliane que ministra aulas de Ciências.
Na EE Manuel Cabral falamos com os alunos da 6ª e da 7ª séries, obrigado aos alunos, professores, funcionários e equipe gestora que nos recebeu muito bem.

Sol em escala

Realizamos algumas atividades propostas na OBA - Olimpiadas Brasileira de Astronomia e Astrofísica, os alunos participaram ativamente da construção de um modelo em escala de distâncias entre os planetas e outro que focava na comparação entre os tamanhos (volumes).
Ajudantes "cantavam" todas as distâncias e posições dos planetas do sistema solar

Distância entre os planetas em escala
fazendo bolinhas de jornal para representar os planetas em escala

Comparando o Sol e os planetas ( em escala)