domingo, 10 de abril de 2011

A sociedade em luto - O que podemos fazer?

Aqui no "olhando para o céu" geralmente não trato de assuntos que estejam afastados das ciências, porém o caso da invasão da escola no Rio e morte de alunos é suficientemente importante para abrirmos esse espaço, não com o viés que tem sido tratado na grande mídia que parece não entender que trazer ao assunto um caráter de medo e falta de segurança, não ajuda em nada.
Recebi de uma colega professora a indicação do Blog do Rovai, que faz uma leitura lúcida do fato, sem ser sensacionalista e que concordo, sobretudo com a afirmação:

 [...] Porque mesmo que todas as escolas passassem a ter um policial na porta, dificilmente tragédias como essas seriam evitadas.
Porque esquizofrenia e psicopatia não se resolvem na bala. Carecem de políticas de saúde pública e de assistência social. E nesse caso a escola é um espaço adequado para programas de prevenção. Aliás, escola é local adequado para psicólogos, assistentes sociais, médicos, dentistas e outros profissionais da saúde [...] 

O texto pode ser lido na integra clicando aqui: Esquizofrenia não é caso de polícia
Como professor resta responder a pergunta: O que podemos fazer?
Um caminho é colaborar para que nas escolas se trabalhe cada vez mais a cultura da paz, o respeito e o acolhimento do outro e a atenção a problemas que se tratados na infância possam minimizar danos ou neste caso tragédias como essa no futuro. 

Meu pesar aos familiares e desejo que possam superar esse momento de grave perda, com fé e força.

Nenhum comentário:

Postar um comentário