domingo, 31 de outubro de 2010

Primeira viagem do projeto Clube de Astronomia DER Pindamonhangaba


No dia 28 de Outubro realizamos a primeira viagem do grupo de Professores e Alunos do projeto Clube de ciências - Astronomia nas Escolas, nosso objetivo é incentivar o uso de telescópios nas escolas  e a incrementação das aulas de Ciência e Física atraves do estudo da Astronomia em seus mais diversos aspectos.
Nesta primeira atividade realizamos uma visita ao INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, fomos ao Mini Observatório e participamos da palestra:  "O Sol tem variado o suficiente?" com o  Dr. Joaquim E.R. Costa, durante a palestra professores e alunos poderam aprender muitas coisas novas e interessantes sobre a formação do Sol, a sua importância na vida da Terra e as implicações das emissões de jatos de matéria e excessos de radiação que são conseqüências de explosões intensas de sua superfície.
No Mini Observatório além de conhecer o software Stellarium, alunos e professores poderam observar a Nebulosa da Borboleta e o planeta Júpiter e tiveram valiosas informações sobre como manejar uma carta celeste e localizar constelações no céu.
Nesta primeira atividade conseguimos reunir 14 professores e 24 alunos, de dez escolas diferentes pertencentes a Diretoria de Ensino - Região Pindamonhangaba. Valeu! Obrigado a todos, principalmente a equipe do INPE.




quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Orientação para professores Física Moderna

Acabei de voltar de uma orientação técnica para professores, versando sobre Física Moderna.
Primeiramente obrigado ao pessoal da USP do Instituto de Física, LAPEF e NUPIC que nos receberam tão bem e um grande abraço aos amigos PCOP ( a turma realmente está cada vez melhor)
Vamos as dicas:
A primeira delas é o livro "Como ensinar Física ao seu cachorro", um livro de divulgação cientifica que trata do tema Física Moderna, reproduzindo as conversas imaginarias de um professor universitário de Física Moderna e sua cadela Emmy. Vale a pena conferir!
P.S. João, realmente encontrei o livro na sessão de Animais de estimação....rs
Para os professores que estiveram presentes na orientação técnica aqui vai a atividade "Jogo Discreto" que apresentei rapidamente e que pode ser utilizada como introdução de situações que aprendizagem que tratem da explicação do que é um fenômeno quântico ou introdução ao estudo das transições do elétron em átomos de hidrogênio segundo Bohr.
Um outro lugar interessante para se visitar na USP é o Laboratório de Física Nuclear onde está o Pelletron; um acelerador de partículas linear, que pode ajudar a professores e alunos entenderem os princípios básicos da Física de colisão de partículas. Para entrar en contato:
Fone: 55-11-3091 7100
Fax: 55-11-3091 7078
email: seclinac@dfn.if.usp.br
E a última dica de hoje é que está disponível para professores no site do NUPIC uma série de sequências didáticas que tratam do contéudo Radiações. Existe também na USP o Grupo de Trabalho IFUSP-ESCOLA, que tem como objetivo compartilhar experiências e promover atividades de atualização para professores, para participar do grupo ou receber noticias envie um email para ccultex@if.usp.br ou vera@if.usp.br coloque no assunto: GRUPO DE TRABALHO IFUSP-ESCOLA.

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Astronomia para professores e alunos



Navegando na internet podemos encontrar  um dos maiores acervos na web para o ensino da astronomia: o projeto Sloan Digital Sky Survey (SDSS – sigla em inglês para 'Levantamento Digital do Céu Sloan'). Iniciativa tem como objetivo, simplesmente, mapear todo o universo.
A página é tão rica que existe um espaço especial para professores de ensino médio, com um grande número de imagens e informações pra lá de interessantes. Tem de tudo por lá, embora o portal seja originalmente em inglês é possível encotrar muito conteúdo em português: lugares famosos no céu, milhares de imagens, projetos para serem ministrados em sala de aula, entre outras dezenas de ferramentas.

domingo, 10 de outubro de 2010

Foguete de Garrafa PET e Ar comprimido.



A muito tempo devia essa publicação ao professor Clovis e alunos da EE "Prof. João Martins de Almeida".
Lançamento de um foguete de garrafa PET com propulsão de Ar comprimido.
Os alunos realizaram essa atividade animados com os colegas que participavam da OBA - Olimpíada Brasileira de Astronomia, para quem quiser também realizar projeto de construção de foguetes com alunos um bom começo é baixar o roteiro de construção clicando aqui  em construindo um foguete de ar comprimido ou fazer uma visita ao site da OBA e buscar na página por atividades práticas.
Neste mesmo dia a noite participei  no " João Martins" de uma Observação do Céu com os alunos do Ensino Médio e os professores Galvão e Tarcisio.






segunda-feira, 4 de outubro de 2010

XI -Encontro Regional de Ensino de Astronomia


O XI Encontro Regional de Ensino de Astronomia (EREA) consiste em um evento programado para ocorrer entre 21 e 23/10/2010 numa parceria da UFSCar com Instituto de Física de São Carlos (USP) e o Setor de Astronomia do Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) da USP onde serão realizadas palestras, oficinas, mesa redonda e sessões de observação do céu que visam a melhoria do ensino de Astronomia e a sistematização da produção na área.
Maiores informações podem ser obtidas no site: http://www.erea.ufscar.br/xierea/XI_EREA/erea.html

Vários EREAS já foram organizados e outros programados nas seguintes cidades e datas:

1)Foz do Iguaçu (PR), de 16 a 19 de setembro de 2009
2)Bauru (SP), de 24 a 30 de outubro de 2009
3)Sobral (CE), de 19 a 21 de novembro de 2009
4)Porto Alegre (RS), de 24 a 26 de março de 2010
5)Iepê (SP), de 21 a 24 de abril de 2010
6)Limoeiro do Norte (CE), de 16 a 19 de junho de 2010.
7)Caucáia, CE, de 18 a 21 de agosto de 2010.
8)Foz do Iguaçu, PR, de 21 a 25 de setembro de 2010
9)Toledo, PR, de 6 a 9 de outubro de 2010
10)Campo Grande, MS, de 13 a 16 de outubro de 2010
11)São Carlos, SP, de 20 a 23 de outubro de 2010
12)Recife, PE, de 10 a 12 de novembro de 2010.
13)São Paulo, SP, de 21 a 24 de abril de 2011.

sábado, 2 de outubro de 2010

Link para Videoconferência de Astronomia



Para assistir a Videoconferência destinada aos Professores Coordenadores de Física da rede estadual clique aqui em: videoconferência astronomia.
Espero que possa ajudar um pouco a professores da rede estadual de São Paulo na compra e implantação de trabalhos de astronomia nas escolas.

Um abraço a todos!

Céu de outubro - Um filme para quem deseja se inspirar.


Agora que outubro começou que tal um filme para se inspirar e buscar os seus sonhos?
Se sua resposta é sim, céu de outubro com certeza é o filme indicado, neste filme baseado em fatos reais um jovem de uma cidadezinha de mineradores do estados unidos, mais um grupo de amigos se inspira em uma aula a respeito do satelite sputinik e passa a se interessar por astronaútica. Contrariando a muitos que acreditavam que o sonho de construir foquetes estava muito além de suas capacidades o filme mostra que obstinação e coragem podem sim mudar a vida das pessoas.
Um bom filme, uma boa história. Eu recomendo!

Ficha técnica:

País de Origem: EUA
Título Original: October Sky
Ano: 1999
Duração: 103 min
Diretor: Joe Johnston
Elenco: Jake Gyllenhaal, Chris Cooper, Chris Owen, William Lee Scott, Chad Lindberg, Laura Dern, Natalie Canerday