domingo, 28 de março de 2010

Marte, Saturno e Lua

Hoje a noite estava especialmente ilunimada pela Lua, com auxilio do software Stellarium consegui encontrar os planetas Marte e Saturno no céu, depois foi só apreciar com o Telescópio.



Dica: a observação de Saturno é extremamente interessante, pois é muito fácil reconhecer os seus aneis com uma ocular 20 mm conjugada a uma barlow (2x).

Observando o céu na Oficina Pedagógica

















Nesta quinta feira (25/03/10) realizamos a primeira noite de observação do céu na oficina Pedagógica de Pindamonhangaba, contando com a presença dos professores que participaram do curso de Astronomia, oferecido pela Diretoria de Ensino em 2009.
A primeira noite de observação do céu da O.P. Pinda, além da sessão de observação do céu, que estava com o céu um pouco nublado, ficando somente a lua exposta a maior parte do tempo, também teve como pauta a apresentação e montagem dos equipamentos comprados pela DER para dar suporte aos conteúdos de astronomia presentes na proposta curricular.

Os professores também receberam uma cópia do software Stellarium, um simulador do céu, que identifica constelações, planetas e principais estrelas visível no céu, para auxiliar no trabalho com alunos e em futuras observações.

terça-feira, 16 de março de 2010

Ciências Seis e Meia


Sociedade Brasileira
para o Progresso da Ciência






O projeto Ciência às Seis e Meia é uma parceria entre a SBPC/RJ e o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, que oferece palestras de divulgação científica ao público leigo. As palestras ocorrem sempre na primeira quarta-feira do mês às 18:30h, no auditório Ministro Alberto Lins de Barros do CBPF, com transmissão ao vivo pela Internet no endereço mms://itv.cbpf.br/cienciaseisemeia
O primeiro tema do ano será "Astrobiologia: Estamos sós? - com Gustavo F. Porto de Mello (OV- UFRJ)". Não é necessário software específico, basta usar o navegador.

domingo, 14 de março de 2010

Exposição no Museu Municipal de Pindamonhangaba




O Museu Municipal de Pindamonhangaba - Museu Histórico e Pedagógico Dom Pedro I e Dona Leopoldina, funciona agora de terça a sábado no horário das 8 às 17 horas.
A mudança visa atrair mais visitantes ao Museu, dando à todos oportunidade de frequentar o Museu aos sábados. O Museu fica localizado na rua Marechal Deodoro da Fonseca (ladeira do Bosque) e, a entrada é gratuita.
Neste momento o museu abriga a exposição “Egito Antigo – Mitos e Símbolos”, exposição itinerante, que percorre o país desde 1997 e permanece até o dia 29 de maio de 2010 aqui em Pinda. A exposição sobre o Egito Antigo apresenta réplicas de peças arqueológicas de vários museus do mundo, produzidas pelo artista plástico Eduardo Vilela. As réplicas, aliás, segundo o artista foram produzidas com base em um estudo cuidadoso dos originais, constituindo assim cópias fiéis na forma, dimensão, cor e detalhes, respeitando rachaduras, manchas e outros desgastes naturais. A exposição traz ainda quadros, também inspirados na cultura egípcia e com painéis explicativos.
Vale a pena conferir!!!

sábado, 6 de março de 2010

OBA 2010 !


Olimpíadas Brasileira de Astronomia (OBA)

A OBA é um evento aberto à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, para alunos do primeiro ano do ensino fundamental até aos do último ano do ensino médio. A OBA ocorre totalmente dentro da própria escola, tem uma única fase e é realizada dentro de um só ano letivo. A participação dos alunos é voluntária e não há obrigatoriedade de número mínimo ou máximo de alunos. Ao final da OBA todos alunos recebem um certificado de participação, bem como os professores envolvidos no processo e também os diretores escolares.
Veja mais detalhes e regulamento no site:
http://www.oba.org.br
Este ano a OBA será realizada na sexta-feira, 14 de maio de 2010, simultaneamente em todas as escolas. Para participar a Escola precisa estar previamente cadastrada na OBA. Para fazer o cadastro é só ir no link “Cadastro de Escolas” no site da Olimpíada Brasileira de Astronomia na Internet e preencher todos os dados solicitados, imprimir a ficha de cadastro depois de preenchida, assinar (o diretor e professor que foi escolhido para ser o representante da OBA na Escola) e enviar pelo correio ou fax para a OBA.

Correspondência: Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica
Instituto de Física - Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Rua São Francisco Xavier, 524/3023-D, Maracanã
20559-900 Rio de Janeiro - RJ
Telefones:
21 2334-0082 (secretaria da OBA)
21 4104-4047 (secretaria da OBA)
21 8272-3810 (coordenador da OBA)

* Escolas que participaram da XII OBA em 2009 não precisam se recadastrar. Para estas já remetemos pelos correios o cartaz da XIII OBA, o Regulamento, uma carta com os detalhes da XIII OBA e as atividades práticas de 2010. Estes mesmos itens são enviados, já impressos, para todas as escolas que se cadastrarem para participar da OBA.

A OBA tem uma comunidade no Orkut chamada “Olimpíada de Astronomia – OBA”. Se desejar use o Orkut
para trocar idéias com outros professores representantes da OBA, mas não o use para se comunicar com a OBA.

Ciência a mão


Para quem está interessado em realizar atividades experimentais, utilizar filmes relacionados a ciências, buscar textos inovadores, o lugar certo é o site ciência à mão, lá se encontra tudo isso e muito mais. Organizado por pesquisadores USP o site traz um ótimo acervo de textos, filmes , experimentos a serem realizados com material de baixo curso, além de indicações de cursos e atividades voltadas para professores, softwares, livros e revistas.
http://www.cienciamao.if.usp.br/index.php

quinta-feira, 4 de março de 2010

Curso para professores, primeira impressão.

Hoje, 04 de março 2010, acabei de regressar de um treinamento dado pela SEE/SP, visando a elaboração de um plano de capacitação para professores com enfoque disciplinar a ser oferecido pelas diretorias de ensinos estaduais.
Em primeira vista a ideia pode funcionar. Os conteúdos a serem apresentados no curso devem fazer parte do currículo estadual e com mesmo tratamento dado nos cadernos do professor e aluno.
Durante o treinamento tivemos a oportunidade de aprofundar a compreensão de algumas atividades propostas no caderno do aluno, conversando diretamente com os autores do caderno.
Provavelmente o mais difícil será conciliar os horários do curso com a disponibilidade de horários dos professores, uma vez que para que o professor receba certificado, o curso deve obrigatóriamente ser realizado fora do horário de trabalho.
Agora o ponto positivo em física certamente será o trabalho com atividades ligadas a astronomia, estas atividades tanto podem levar o professor para trabalhar com questões próprias da astronomia, quanto aprofundar-se em conceitos da cinemática, construção de gráficos e tabelas e aplicação da matemática na validação e entendimento de fenômemos físicos.