quinta-feira, 7 de outubro de 2010

A importância da educação e da cultura - Lenine

Abrindo um espaço na publicação de dicas diretamente ligadas a astronomia, hoje vou falar um pouco da importância da educação e da cultura ( e do professor) independente da carreira que se escolha.
Sou fã do compositor, músico e cantor Lenine, que em programas de televisão já citou por várias vezes a importância da Educação escolar e de seus professores na sua formação pessoal.
Lenine, por influência desses professores chegou a cursar 3 anos de engenharia química e é apaixonado por botânica ( cultiva orquídeas), agora o mais interessante é perceber que Lenine em suas composições coloca esses conhecimentos de forma sublime a serviço da tradução de seus sentimentos e desejo.
Pra mim estão aí os principais pontos positivos da educação:
1- A capacidade de inspirar pessoas que o professor deve ter por seus atos e jeito de ver a vida;
2- A importância da educação na construção da comunicação. A educação deve servir para "tirar" de dentro, traduzir em palavras, expressões matemáticas, música, pintura e tudo mais o nosso jeito de ver o mundo e comunicar aos outros.
3-Ajudar a entender a grandeza da vida que nos cerca, o milagre de se estar vivo e contemplar a natureza e o universo ao nosso redor.
Na música Tubi Tupy, Lenine brinca com conceitos químicos e cosmológicos, em rimas como " Eu sou feito do resto de estrelas: Como o corvo, o carvalho, o carvão..." e uma frase poética resume toda a química orgânica e teoria da criação do universo e vida.

-C-C-C-

Pense nisso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário